A Razão do Peso Bruto Verificado

Conheça as razões da nova determinação do Solas – Peso Bruto Verificado (VGM)

Entenda os 10 passos da operação logística e as consequências em carregar um container sem a declaração do peso correto.

  • Carga estufada no container

    Carga estufada no container

  • Carga estufada no container sem respeitar o Payload ou sem declarar o peso correto para o armador

     Carga estufada no container sem respeitar o Payload

  • Container estufado respeitando o peso do container, porém sem declarar o peso correto para o armador

     Container estufado respeitando o peso

  • Entrega do container no porto sem declarar o peso correto

    Entrega do container no porto

  • O armador faz o estudo do navio com base no peso declarado pelo Exportador

    O armador faz o estudo do navio

  • O armador providencia o carregamento de vários contêineres sem a declaração do peso correto

    Carregamento

  • O armador faz o estudo do navio com base no peso declarado pelo Exportador

    O armador faz o estudo do navio

  • navio carregando vários contêineres sem ter a confirmação do peso correto

    navio carregando vários contêineres sem ter a confirmação do peso correto

  • CONSEQUÊNCIAS

    A falta da informação do peso correto do container pode gerar acidentes no Terminal Portuário ou com os tripulantes do Navio, ocasionando perda de vidas e mercadorias.

    acidentes

    O PLANO DE PREVENÇÃO

    O órgão “International Maritime Organization” (IMO) é o órgão responsável pelo estudo e pela analise para solução destes problemas, e após vários anos de estudo, foi implementado SOLAS VI REGULATION 2, e que estará em vigor à partir de 1° de Julho de 2016.

    PROCEDIMENTO – SOLAS

    De acordo com SOLAS VI, somente será permitido o embarque do container, caso seja apresentado VERIFIED GROSS MASS (VGM), ou PESO BRUTO VERIFICADO.

    MÉTODOS DISPONÍVEIS PARA O PESO BRUTO VERIFICADO

    MÉTODO 1
    Após o contêiner ser estufado, ele é pesado por uma balança devidamente certificada pela organização nacional reguladora (no Brasil, o InMetro);

    pesando-caminhao

     

    MÉTODO 2
    Pesam-se individualmente os volumes a serem estufados no contêiner, incluindo pallets e material de peação, e acrescenta-se a tara do contêiner, tal qual informado na porta do equipamento.

    peso-individual

    A RESPONSABILIDADE DA ENTREGA DO VGM

    O IMO define que o SHIPPER é a entidade legal responsável pela apresentação do PESO BRUTO VERIFICADO para o armador.

     

    CONCLUSÃO

    1) O Shipper mencionado no BL é o responsável por declarar o PESO BRUTO VERIFICADO.
    2) O Shipper deve apresentar o PESO BRUTO VERIFICADO com o peso bruto correto.
    3) O PESO BRUTO VERIFICADO deve ser feito em balança certificada e aprovada pelo Inmetro.
    4) Não será possível embarcar o container sem apresentação do PESO BRUTO VERIFICADO.
    conclusã

    Faça o download do Termo Solas