Conheça as razões da nova determinação do Solas – Peso Bruto Verificado (VGM)
Entenda os 10 passos da operação logística e as consequências em carregar um container sem a declaração do peso correto.
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Carga depositada no Armazém
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Container vazio entregue pela transportadora para iniciar o processo de estufagem
Carga estufada no container
Carga estufada no container sem respeitar o Payload ou sem declarar o peso correto para o armador
Container estufado respeitando o peso do container, porém sem declarar o peso correto para o armador
Entrega do container no porto sem declarar o peso correto
O armador faz o estudo do navio com base no peso declarado pelo Exportador
O armador providencia o carregamento de vários contêineres sem a declaração do peso correto
O armador faz o estudo do navio com base no peso declarado pelo Exportador
navio carregando vários contêineres sem ter a confirmação do peso correto
CONSEQUÊNCIAS
A falta da informação do peso correto do container pode gerar acidentes no Terminal Portuário ou com os tripulantes do Navio, ocasionando perda de vidas e mercadorias.
O PLANO DE PREVENÇÃO
O órgão “International Maritime Organization” (IMO) é o órgão responsável pelo estudo e pela analise para solução destes problemas, e após vários anos de estudo, foi implementado SOLAS VI REGULATION 2, e que estará em vigor à partir de 1° de Julho de 2016.
PROCEDIMENTO – SOLAS
De acordo com SOLAS VI, somente será permitido o embarque do container, caso seja apresentado VERIFIED GROSS MASS (VGM), ou PESO BRUTO VERIFICADO.
MÉTODOS DISPONÍVEIS PARA O PESO BRUTO VERIFICADO
MÉTODO 1
Após o contêiner ser estufado, ele é pesado por uma balança devidamente certificada pela organização nacional reguladora (no Brasil, o InMetro);
MÉTODO 2
Pesam-se individualmente os volumes a serem estufados no contêiner, incluindo pallets e material de peação, e acrescenta-se a tara do contêiner, tal qual informado na porta do equipamento.
A RESPONSABILIDADE DA ENTREGA DO VGM
O IMO define que o SHIPPER é a entidade legal responsável pela apresentação do PESO BRUTO VERIFICADO para o armador.
CONCLUSÃO
1) O Shipper mencionado no BL é o responsável por declarar o PESO BRUTO VERIFICADO.
2) O Shipper deve apresentar o PESO BRUTO VERIFICADO com o peso bruto correto.
3) O PESO BRUTO VERIFICADO deve ser feito em balança certificada e aprovada pelo Inmetro.
4) Não será possível embarcar o container sem apresentação do PESO BRUTO VERIFICADO.
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